Maxwell Model A Runabout Cabriolet 1909 
Como eu havia mencionado no post sobre o Dia do Automovel, a partir do início do século passado tivemos uma verdadeira explosão entusiasta de novas marcas que surgiram entre a Europa e America do Norte.
Muitas não sobreviveram, outras foram incorporadas a diversos grupos industriais e algumas permanecem até hoje ostentando o status de vanguarda e de tradição que distingue seus nomes no mercado.
Mas, todas que iniciaram naquela época têm uma coisa em comum, a coragem, a ousadia de inovar vencendo o desafio de um industria que era praticamente artesanal e que se fosse comparada com a que temos hoje, seria motivo de piada em termos de recursos.

Porém, há o aspecto surpreendente e maravilhoso da tecnologia que estava disponível antes até dos primeiros projetos de veículos motorizados. O homem já havia desenvolvido e acumulado conhecimentos suficientes para que a produção deles pudesse ser viabilizada.

A Maxwell foi fundada em 1904 nos EUA e fabricou excelentes automoveis até 1922, ano em que foi absorvida pela Chrysler.
Este Maxwell Model A, produzido há exatamente 100 anos atrás, é um dos exemplos brilhantes de pioneirismo. Podemos notar nas fotos a utilização de materiais nobres e o cuidado no acabamento. Tratava-se de um projeto arrojado, porém racional, super equilibrado e que não abriu mão da arte no design muitíssimo bem elaborado.
O motor bicilíndrico gerava 10 Hp de potência e apresentava uma concepção muito interessante, que pode ser vista mais desenvolvida em outros projetos das décadas seguintes.














É uma jóia que eu gostaria de levar para a minha sala e colocá-la em lugar de destaque para ficar contemplando o tempo todo. E à noite a colocaria na cama e a cobriria para não passar frio. O problema seria convencer minha mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo(a), caso você não tenha conta no Google, clique apenas em NOME ou ANÔNIMO nas opções do campo abaixo e deixe seus comentarios. Terei prazer em responder o mais breve possível. Obrigado.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.