Deslizar na velocidade de um feixe de luz, volta após volta, na direção do infinito e da gloria. Não seria esse êxtase que os pilotos buscam nas pistas?

Antônio José...27/07/1948...22/06/2009

Tenho a difícil missão de comunicar aos amigos leitores que na madrugada de hoje.22/06/2009, deixamos de ter a companhia física do Zani. Realizou este último post sobre o Dia Mundial do Fusca e me segredou:
"Este é um post que irá marcar a minha vida!"
Dito e feito.
Morreu com o sentimento de missão cumprida, poucas horas depois.
O enterro será amanhã, dia 23/06/2009 aqui em Ubatuba, por volta das oito horas da manhã.
Deixa muitas saudades...
Sou a esposa dele...
Astrid Annabelle
majivanprabhuta@gmail.com

quarta-feira, 13 de maio de 2009

DIA DO AUTOMÓVEL

Newton-1680 Vapor Fardier-1769 Vapor 2cil-4Km/h
Carroza di Bordino-1854 VaporBenz-1886 954cc 0,8 Hp Patent Motorwagen
Karl Friedrich BenzPanhard & Levassor-1890 Ford-1910 Model THoje, 13 de Maio é o dia do Automovel e também, de forma coincidente e muito significativa, o dia da libertação dos escravos no Brasil. São dois símbolos de Liberdade.
Sua invenção já era algo cogitado desde Leonardo da Vinci e a origem dos primeiros projetos se perde na profusão de idéias pré Revolução Industrial, cujos registros nem sempre são precisos.
Mas, a maioria das pesquisas convergem para alguns fatos relevantes que faço questão de colocar aqui, começando pela primeira foto no alto onde podemos ver este veículo a vapor de 1680, que teria sido atribuido ao grande Isaac Newton.
Em seguida o Fardier de 1769 construido por um militar Francês, Nicolas Joseph Cugnot, com dois cilindros verticais e 62.000cc que o levavam aos 4 km/h. Parece que essa velocidade já era muito, porque o inventor conseguiu conhecer o índice de dureza de um muro com ela...'O crash test tinha sido igualmente inventado'.
Na terceira foto, a famosa Carroza di Virgínio Bordino de 1854 com dois cilindros que a faziam rodar até 8 Km/h. Esta é considerada por muitos como o primeiro automovel, já que alguns definem esse tipo de veículo obrigatoriamente com a característica de possuir quatro rodas.
Entretanto, o primeiro patenteado oficialmente no mundo, o Benz de 1886, de Karl Benz, tinha apenas três e acabou sendo eleito como o pioneiro estabelecendo um vínculo inseparável com a historia dessas 'carroças' que terminaram por ser motorizadas.
Depois, a partir do início do século passado, houve uma verdadeira explosão de novas marcas que apareceram entre a Europa e os EUA, provando que existiam fortunas incalculáveis guardadas debaixo dos colchões nobres e que foram aplicadas finalmente para o bem comum através do desenvolvimento industrial em todo o mundo. E talvez também, para evitar que outras cabeças rolassem como aconteceu na França, não é?
Entre essas marcas não podemos deixar de fazer destaque à Ford que inaugurou a primeira e genial linha de produção em série com o Modelo T, fabricado entre 1908 e 1927. O Ford T teve ainda, entre tantos méritos, o de ser o primeiro fenômeno de mercado ao vender muito mais do que qualquer outro, título que somente o Volkswagen Sedan (Fusca) conseguiu merecer brilhantemente algumas décadas após.
Temos centenas de outros automóveis dessa época, cujas fotos e informações não caberiam nesta pagina. Mas, não faltará oportunidade e com muito prazer irei mostrando essa coleção aqui no Blog aos poucos.
Auto do Grego (por si próprio) e mobilis do Latim (mobilidade)
Automóvel.
Parabéns a todos vocês que gostam e sabem encontrar nele motivo de Liberdade, Aventura e Paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo(a), caso você não tenha conta no Google, clique apenas em NOME ou ANÔNIMO nas opções do campo abaixo e deixe seus comentarios. Terei prazer em responder o mais breve possível. Obrigado.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin