
Seu nome, XOF1, bastante singular, refere-se à frase; - "The power of one - O poder de um" e faz analogia com o efeito dominó, cuja peça não é capaz de produzir nada isoladamente, mas pode provocar grandes alterações se ativar as demais do conjunto.
Construido pelo engenheiro Brasileiro, Marcelo Luz com apoio de outros profissionais Canadenses, também engenheiros, o carro tem três rodas, sendo duas dianteiras e uma traseira, e pesa apenas 300 Kg. Com 5 metros de comprimento e 1,80 de largura, o XOF1 tem uma grande área revestida de placas com fotocélulas para captação de energia solar. E seu motor pode levá-lo a 120 Km/h, o que não é pouco para um experimento desse gênero.
Marcelo pretende conquistar um record mundial de distância com o carro e já rodou nada menos do que 26.000 Km com ele! Viajando através da America do Norte o engenheiro Brasileiro foi parado pela polícia Canadense que o impediu de rodar com 'aquela coisa estranha' e só foi liberado após reclamar os direitos do Tratado de Genebra de 1949. No Alasca ele foi identificado como 'piloto de uma nave extra terrestre' e certamente deve estar acumulando outras passagens incríveis e dignas de serem publicadas num futuro livro.
A idéia é muito interessante, trata-se de um auto-móvel-sustentável. E é de coisas assim que estaremos precisando cada vez mais neste mundo.
Mais detalhes no site oficial do XOF1: http://www.xof1.com/home.html
Foto: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo(a), caso você não tenha conta no Google, clique apenas em NOME ou ANÔNIMO nas opções do campo abaixo e deixe seus comentarios. Terei prazer em responder o mais breve possível. Obrigado.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.