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Comercializado já, em mais de 30 países, o Smart é fruto de um projeto excepcional capaz de se enquadrar nos padrões internacionais de segurança, apesar de suas dimensões extremamente reduzidas. Com apenas 2,69m de comprimento ele é provavelmente o carro mais versatil da atualidade para manobras nos centros urbanos permitindo, inclusive, ser estacionado a 90° nas vias publicas sem atrapalhar o fluxo do trânsito.
A unica versão disponível em nosso país será o Passion dotado de Ar Condicionado, Direção Assistida (Eletrica), CD Player MP3, Air Bags, ABS, Controles de tração e de Frenagem. O motor traseiro, turbo alimentado de três cilindros, 12 Válvulas e comando duplo variável, produz bons 84 Hp e 120 Nm com seus 999 cc. O câmbio automatizado de cinco marchas permite ser operado de forma automatica, manual e até através de leves toque no acelerador para redução.
O Smart Fortwo vendido no Brasil acelera de 0 a 100 Km/h em 10,9 segundos, alcança 145 Km/h e consegue fazer até 20 Km/litro. Tudo isso protegido por uma estrutura visível em aço super resistente e partes da carroceria em plastico injetado. Atraente, moderníssimo e muito leve, o Smart pesa só 770 Kg (coupe).
Ele é tudo o que mais poderíamos desejar em termos de veículo urbano, como opção para ser o nosso segundo carro ou quem sabe, reinar na condição de unico - É o tipo do brinquedo que gostaríamos de usar bastante, depois guardar numa caixinha especial e levar para o nosso quarto. O Smart sugere uma relação bastante íntima e carinhosa com o seu dono(a), parece algo inseparável, apaixonante.
Mas, não se animem aqueles que esperam dele um produto dirigido às camadas populares de consumo, pois o modelo Coupe (fechado) custa R$ 57.900,00 e o Cabriolet sai por R$ 64.900,00. Ou seja, com esses preços daria para comprar carros medios com porte, potência e segurança passiva bem maiores, a exemplo do Vectra, Megane, Focus, Golf, etc.
Conclusão: Adquirir um carro importado como o Smart seria muito oportuno frente a realidade que temos nas grandes cidades, mas por outro lado, seria um capricho, um luxo diante de outros populares nacionais, cujo preço inicial é praticamente a metade. Isso já acontece com o Mini Cooper, também importado, e deverá se repetir com a maravilhosa Fiat Nuova 500, que por enquanto é privilégio do mercado Polonês e outros lugares da Europa.
Nas fotos (embaixo) o Smart na versão Eletric Drive que deverá ser testada junto a um numero limitado de consumidores Norte Americanos. Na minha opinião essa versão seria de fato a ideal se fosse produzida em nosso país. E aqui fica a minha pergunta: Por que não podemos fazer isso se a maioria dos nossos quase 200 milhões de habitantes precisa exatamente de produtos desse gênero?
Apesar de já estar em final de expediente não poderia deixar de vir comentar aqui sobre este seu post.
ResponderExcluirAchei lindo demais...um carrinho que pode vir a ser um objeto de desejo de muitos.
Pena que custe tão caro!
Tirando esse "detalhe" é um projeto muito feliz.
Parabéns! Seu blog está um verdadeiro espetáculo!
Merece ser divulgado e eu vou me empenhar em realizar isso!
Um beijo
Astrid
Pois é, Astrid, quem não gostaria de ter um 'brinquedo' desses? A questão reside na viabilidade industrial, que por sua vez, depende da margem de contribuição que um produto pode gerar ao fabricante. No caso do Smart a Daimler entende que por enquanto o melhor é importar o carrinho. E há quem pague pelo status de possuir um produto raro e diferenciado em nosso mercado.
ResponderExcluirZani
Astrid,
ResponderExcluirAgradeço de coração os elogios que você tem feito a este Blog e toda a divulgação que já promoveu a respeito. Os seus Blogs também merecem ser conhecidos por todos, pois são verdadeiramente espetaculares, além de prestarem enorme serviço à mente e ao espírito daqueles que ainda possuem algo parecido com isso.
Zani
Zani!
ResponderExcluirApenas registrando que foi lido!
Um beijo enorme por seu carinho e suas palavras!
Fique atento...irei publicar um post a respeito do AutoZani.
Astrid