Deslizar na velocidade de um feixe de luz, volta após volta, na direção do infinito e da gloria. Não seria esse êxtase que os pilotos buscam nas pistas?

Antônio José...27/07/1948...22/06/2009

Tenho a difícil missão de comunicar aos amigos leitores que na madrugada de hoje.22/06/2009, deixamos de ter a companhia física do Zani. Realizou este último post sobre o Dia Mundial do Fusca e me segredou:
"Este é um post que irá marcar a minha vida!"
Dito e feito.
Morreu com o sentimento de missão cumprida, poucas horas depois.
O enterro será amanhã, dia 23/06/2009 aqui em Ubatuba, por volta das oito horas da manhã.
Deixa muitas saudades...
Sou a esposa dele...
Astrid Annabelle
majivanprabhuta@gmail.com

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Smart no Brasil

O Smart Fortwo chega aqui trazido oficialmente pela Mercedes Benz do Brasil e começa a ser vendido através de um dos seus revendedores exclusivos em São Paulo a partir deste mês. Seu nome já diz, ele é para duas pessoas, mas se considerarmos que a média de ocupantes é de 1,2 nos veículos particulares, 'está sobrando espaço' nele.
Comercializado já, em mais de 30 países, o Smart é fruto de um projeto excepcional capaz de se enquadrar nos padrões internacionais de segurança, apesar de suas dimensões extremamente reduzidas. Com apenas 2,69m de comprimento ele é provavelmente o carro mais versatil da atualidade para manobras nos centros urbanos permitindo, inclusive, ser estacionado a 90° nas vias publicas sem atrapalhar o fluxo do trânsito.
A unica versão disponível em nosso país será o Passion dotado de Ar Condicionado, Direção Assistida (Eletrica), CD Player MP3, Air Bags, ABS, Controles de tração e de Frenagem. O motor traseiro, turbo alimentado de três cilindros, 12 Válvulas e comando duplo variável, produz bons 84 Hp e 120 Nm com seus 999 cc. O câmbio automatizado de cinco marchas permite ser operado de forma automatica, manual e até através de leves toque no acelerador para redução.
O Smart Fortwo vendido no Brasil acelera de 0 a 100 Km/h em 10,9 segundos, alcança 145 Km/h e consegue fazer até 20 Km/litro. Tudo isso protegido por uma estrutura visível em aço super resistente e partes da carroceria em plastico injetado. Atraente, moderníssimo e muito leve, o Smart pesa só 770 Kg (coupe).
Ele é tudo o que mais poderíamos desejar em termos de veículo urbano, como opção para ser o nosso segundo carro ou quem sabe, reinar na condição de unico - É o tipo do brinquedo que gostaríamos de usar bastante, depois guardar numa caixinha especial e levar para o nosso quarto. O Smart sugere uma relação bastante íntima e carinhosa com o seu dono(a), parece algo inseparável, apaixonante.
Mas, não se animem aqueles que esperam dele um produto dirigido às camadas populares de consumo, pois o modelo Coupe (fechado) custa R$ 57.900,00 e o Cabriolet sai por R$ 64.900,00. Ou seja, com esses preços daria para comprar carros medios com porte, potência e segurança passiva bem maiores, a exemplo do Vectra, Megane, Focus, Golf, etc.
Conclusão: Adquirir um carro importado como o Smart seria muito oportuno frente a realidade que temos nas grandes cidades, mas por outro lado, seria um capricho, um luxo diante de outros populares nacionais, cujo preço inicial é praticamente a metade. Isso já acontece com o Mini Cooper, também importado, e deverá se repetir com a maravilhosa Fiat Nuova 500, que por enquanto é privilégio do mercado Polonês e outros lugares da Europa.
Nas fotos (embaixo) o Smart na versão Eletric Drive que deverá ser testada junto a um numero limitado de consumidores Norte Americanos. Na minha opinião essa versão seria de fato a ideal se fosse produzida em nosso país. E aqui fica a minha pergunta: Por que não podemos fazer isso se a maioria dos nossos quase 200 milhões de habitantes precisa exatamente de produtos desse gênero?

4 comentários:

  1. Apesar de já estar em final de expediente não poderia deixar de vir comentar aqui sobre este seu post.
    Achei lindo demais...um carrinho que pode vir a ser um objeto de desejo de muitos.
    Pena que custe tão caro!
    Tirando esse "detalhe" é um projeto muito feliz.
    Parabéns! Seu blog está um verdadeiro espetáculo!
    Merece ser divulgado e eu vou me empenhar em realizar isso!
    Um beijo
    Astrid

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Astrid, quem não gostaria de ter um 'brinquedo' desses? A questão reside na viabilidade industrial, que por sua vez, depende da margem de contribuição que um produto pode gerar ao fabricante. No caso do Smart a Daimler entende que por enquanto o melhor é importar o carrinho. E há quem pague pelo status de possuir um produto raro e diferenciado em nosso mercado.

    Zani

    ResponderExcluir
  3. Astrid,

    Agradeço de coração os elogios que você tem feito a este Blog e toda a divulgação que já promoveu a respeito. Os seus Blogs também merecem ser conhecidos por todos, pois são verdadeiramente espetaculares, além de prestarem enorme serviço à mente e ao espírito daqueles que ainda possuem algo parecido com isso.

    Zani

    ResponderExcluir
  4. Zani!
    Apenas registrando que foi lido!
    Um beijo enorme por seu carinho e suas palavras!
    Fique atento...irei publicar um post a respeito do AutoZani.
    Astrid

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo(a), caso você não tenha conta no Google, clique apenas em NOME ou ANÔNIMO nas opções do campo abaixo e deixe seus comentarios. Terei prazer em responder o mais breve possível. Obrigado.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin