Deslizar na velocidade de um feixe de luz, volta após volta, na direção do infinito e da gloria. Não seria esse êxtase que os pilotos buscam nas pistas?

Antônio José...27/07/1948...22/06/2009

Tenho a difícil missão de comunicar aos amigos leitores que na madrugada de hoje.22/06/2009, deixamos de ter a companhia física do Zani. Realizou este último post sobre o Dia Mundial do Fusca e me segredou:
"Este é um post que irá marcar a minha vida!"
Dito e feito.
Morreu com o sentimento de missão cumprida, poucas horas depois.
O enterro será amanhã, dia 23/06/2009 aqui em Ubatuba, por volta das oito horas da manhã.
Deixa muitas saudades...
Sou a esposa dele...
Astrid Annabelle
majivanprabhuta@gmail.com

sexta-feira, 24 de abril de 2009

GP do Bahrein - 1° Treino Livre

Na primeira sessão do treino livre de hoje, sexta, 24, deu Hamilton-McLaren em 1° com o tempo de 1:33.647 repetindo a colocação que obteve na China durante o mesmo período de avaliações.
Mas, na segunda e ultima sessão a liderança passou para Rosberg-Williams (1:33.339), que já é assíduo frequentador dos melhores lugares nas classificações.
Como sempre os treinos livres não querem dizer muita coisa em relação aos tempos para largada e para a corrida, mas não deixam de mostrar o trabalho das equipes na busca de acertos.
Além de Rosberg acho que o destaque de hoje cabe a Fernando Alonso, que lutou com o Renault sempre entre os ultimos na maior parte do treino e conseguiu o 2° lugar no final. Trulli chegou em 3° com a sua já consagrada TF109 que promete mais. E a dupla VW, Vettel e Webber com RedBull apareceu em 4° e 5° respectivamente, mostrando que a briga não parou na China. Button por outro lado, em 6°, e Barrichello em 9°, avisam que a hegemonia da BrawnGP pode estar acabando, enquanto outros que andavam sempre lá atrás, já começam a andar entre o bloco intermediário e o da frente, como Sutil da ForceIndia que fez o 7° melhor tempo.
Lamentavelmente a Ferrari e a BMW estão no meio dos piores e até agora não conseguem superar nem aqueles que estavam acostumadas a 'passar por cima' em 2008. As posições de hoje são as seguintes:
1°-Rosberg-Williams, 2°-Alonso-Renault
3°-Trulli-Toyota, 4°-Vettel-RedBull
5°-Webber-RedBull, 6°-Button-BrawnGP
7°-Sutil-ForceIndia, 8°-Glock-Toyota
9°-Barrichello-BrawnGP, 10°-Nakajima-Williams
11°-Hamilton-McLaren, 12°-Fisichella-ForceIndia
13°-Buemi-ToroRosso, 14°-Bourdais-ToroRosso
15°-Piquet Jr-Renault, 16°-Massa-Ferrari
17°-Kubica-BMW, 18°-Raikkonen
19°-Kovalainen-McLaren, 20°-Heidfeld-BMW
Sábado, 25, teremos o segundo treino livre às 05:00hs e a classificação para largada às 08:00hs. A prova será no domingo, 26, às 09:00hs, horário de Brasília.

GP do Bahrein

No ano passado Felipe Massa (foto) venceu o GP do Bahrein seguido por Kimi Raikkonen em 2°, Robert Kubica em 3° e Nick Heidfeld em 4°.
Foram duas dobradinhas, a da Ferrari e a da BMW-Sauber num campeonato onde a primeira tinha tudo para ganhar, se não tivesse cometido tantas falhas de planejamento e de 'mão de obra' nos boxes. Em 2009 as falhas continuam e além de tudo o F60 não se mostra competitivo numa equipe que não conseguiu até agora, após três corridas realizadas, marcar nenhum ponto.

Ao contrário de 2008 a Ferrari tem tudo para perder, ou melhor, continuar perdendo, caso não adote mudanças profundas de procedimentos. Niki Lauda, que já foi piloto, campeão e consultor da equipe Italiana disse recentemente que, a exemplo da longa ausência de vitorias entre os anos 80/90, a Ferrari sofre atualmente de problemas de gestão e que falta 'pulso' para se manter a continuidade nas aplicações dos projetos. E parece que a saída de Ross Brawn, de Jean Todt e de Michael Schumacher tem muito a ver com isso...

Entretanto, a historia mostra que o 'espírito do Cavallino é imortal', ele pode estar meio adormecido, mas pode também ser ativado a qualquer momento dependendo da genialidade de quem o fizer. Além disso, temos o talento e a extrema competência de Felipe Massa que é capaz de fazer valer seu esforço pessoal nas circunstâncias mais difíceis, como já provou muitas vezes.

Vamos ver, de repente nem tudo está perdido, assim esperamos.

Daqui há pouco teremos a primeira sessão dos primeiros treinos livres às 04:00hs. E depois a segunda sessão às 08:00hs, horário de Brasília. Volto logo após com os resultados.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

terça-feira, 21 de abril de 2009

Garotas Praticas

Os calendários Pirelli são tradicionalmente especiais por mostrarem modelos famosas clicadas através das melhores lentes do mundo.
Mas, em 2006 eles ficaram melhor ainda inserindo um manual de operações junto às imagens.
A foto no alto demonstra facilmente como desmontar pneus.
Já a foto em baixo fornece instruções sobre como tapar furos.
Não é pratico?

domingo, 19 de abril de 2009

GP da China - Festa de Vettel e RedBull

O colorido da F1 mudou ontem na classificação e hoje também na linha de chegada - os carros azuis e vermelhos da RedBull fizeram a festa na China. Sebastian Vettel 'fez barba e cabelo', largou na Pole Position, dominou a prova durante a maior parte e venceu com 10.9 segundos à frente de seu companheiro, Mark Webber. Jenson Button chegou 44.9 segundos depois em 3°.
Sob forte chuva os carros da RedBull mostraram nítida superioridade em cima da BrawnGP que vinha liderando as provas anteriores, mas que no entanto, assegurou 3° e 4° lugares provando que ainda é muito competitiva. Por falar nisso, o melhor tempo do GP da China foi conquistado por Rubens Barrichello na 42a volta.
A surpresa da competição foi Adrian Sutil da sofrida Force India, que chegou a andar entre os seis primeiros até rodar e bater, ficando fora há poucas voltas do final. Giancarlo Fisichella da mesma equipe ajeitou-se como sempre lá prá trás, em 14°.
As duas McLaren estão melhorando aos poucos e conseguiram o 5° e 6° lugares com Kovalainen e Hamilton respectivamente. Parece que eles estão encontrando finalmente o 'caminho das pedras' e prometem mais para as proximas corridas. Porém, o mesmo não acontece com a Ferrari, cujo melhor resultado foi com Raikkonen chegando apenas em 10°. Felipe Massa abandonou lamentavelmente quando estava em 3° com problemas eletricos - o motor apagou e fim. Esta já é a terceira vez no ano em que Massa não marca um ponto sequer e isso deve estar pesando demais para o vice campeão de 2008. A equipe do Cavallino está precisando de uma reação espetacular, caso contrário seu futuro será dramático nesta temporada.
Fernando Alonso, que havia largado muitíssimo bem na 2a posição fez uma parada tremendamente inoportuna no box e além disso deu uma escapada que lhe custou muito tempo. Mesmo assim Alonso recuperou-se como pôde e chegou em 9°. Mas, Nelson Piquet Jr é quem fez a grande proeza na Renault, rodou duas vezes e quebrou o bico do carro também duas vezes. Diante dessa cagada dupla, até que o ultimo lugar não foi tão ruim para ele.
Sutil, Nakajima, Massa e Trulli não terminaram. A classificação final do GP da China ficou assim:
1°-Vettel-RedBull - 2°-Webber-RedBull
3°-Button-BrawnGP - 4°-Barrichello-BrawnGP
5°-Kovalainen-McLaren - 6°-Hamilton-McLaren
7°-Glock-Toyota - 8°-Buemi-ToroRosso
9°-Alonso-Renault - 10°-Raikkonen-Ferrari
11°-Bourdais-ToroRosso - 12°-Heidfeld-BMW
13°-Kubica-BMW - 14°-Fisichella-ForceIndia
15°-Rosberg-Williams - 16°-Piquet Jr-Renault

sábado, 18 de abril de 2009

GP da China - Classificação para Largada

Sebastian Vettel com RedBull RB5 é o Pole Position

A Formula ganha novo colorido na largada para o GP da China. Acostumados a ver os carros brancos da BrawnGP desde o início da temporada na ponta, agora teremos o azul e vermelho da RedBull na 1a e 3a posições, com o amarelo da Renault entre eles.
Vettel, o garoto que prometia fazer bonito este ano aparece mais uma vez fazendo nesta oportunidade, nada menos do que a Pole Position com o tempo de 1:36.184. Fernando Alonso também, brilhante, consegue levar o difícil Renault R29 ao segundo lugar. Mark Webber, companheiro de Vettel na RedBull larga em 3° na segunda fila ao lado de Rubens Barrichello, que superou Jenson Button e vai sair em 4°.
O circuito de Xangai na China tem 5,451 Km e a prova deverá ser realizada em 56 voltas num total de 305,066 Km. A largada será dada neste Domingo, 19, às 04:00 hs horário de Brasilia e a ordem dos carros e pilotos é a seguinte:

1°-Vettel-RedBull - 2°-Alonso-Renault
3°-Webber-RedBull - 4°-Barrichello-BrawnGP
5°-Button-BrawnGP - 6°-Trulli-Toyota
7°-Rosberg-Williams - 8°-Raikkonen-Ferrari
9°-Hamilton-McLaren - 10°-Buemi-ToroRosso
11°-Heidfeld-BMW - 12°-Kovalainen-McLaren
13°-Massa-Ferrari - 14°-Nakajima-Williams
15°-Bourdais-ToroRosso - 16°-Piquet Jr-Renault
17°-Kubica-BMW - 18°-Sutil-ForceIndia
19°-Glock-Toyota - 20°-Fisichella-ForceIndia

Obs: Timo Glock foi penalizado e perdeu cinco posições no grid porque teve que trocar o câmbio de sua Toyota.

GP da China 2° Treino Livre

Por enquanto o resultado do segundo treino livre na China vai dando as seguintes posições:
1°-Rosberg - 2°-Trulli
3°-Hamilton - 4°-Button
5°-Piquet Jr - 6°-Massa
7°-Kovalainen - 8°-Nakajima
9°-Raikkonen - 10°-Barrichello
11°-Heidfeld - 12°-Kubica
13°-Buemi - 14°-Bourdais
15°-Webber - 16°-Vettel
17°-Sutil - 18°-Fisichella
19-Alonso - 20°-Glock
A partir das 03:00 hs, horário de Brasilia, teremos a classificação final para a largada do GP da China.

Coisas da F1 - Capacitação e Artimanhas

BGP001
Ross Brawn
Geralmente quem está por cima numa situação preocupa-se tanto com o seu sucesso imediato, a ponto de não perceber a rasteira que outros podem estar lhe preparando. Ou seja, enquanto Ferrari e McLaren brilhavam e os carros da Honda amargavam as ultimas posições em 2008, Ross Brawn estava armando um verdadeiro Golpe de Mestre. De Capoeira, é claro.
Não foi de uma hora para outra que ele conseguiu o desempenho surpreendente do BGP001. E muito menos o difusor aerodinâmico adotado é o único fator de tanto êxito obtido. Tentar usar esse tipo de argumento não passa de pura dissimulação, pois quem entende um pouco de automobilismo, sabe que o desempenho global eficiente só pode ser alcançado através de um conjunto de soluções. É isso que os carros de Brawn têm, um conjunto ótimo de acertos, uma configuração desenvolvida desde o ano passado e que até o momento está difícil de ser superada até pelos tradicionais ‘donos da bola’.
Agora o jeito é reconhecer repetidamente a superioridade absoluta do atual vencedor, como a maioria dos perdedores está fazendo. Supervalorizar o ganhador é uma velha tática utilizada desde os tempos remotos, para se justificar a derrota com certa, digamos, 'dignidade'.
Mas, o desespero de alguns parece tão grande que eles já estão até ‘entregando o ouro’ antes do tempo ao declararem, que o campeonato está praticamente decidido em favor da BrawnGP. Outros ameaçam retirar-se da categoria como se estivessem dizendo: -“Assim não brinco mais”.
Essas atitudes não são nem um pouco dignas e tampouco condizentes com o espírito da F1. Ali se reúnem a melhor tecnologia, as melhores equipes, os melhores pilotos e para quê? Se eu não estiver enganado todos estão ali para acelerar e tentar a vitoria até o fim, até onde for possível. E além do GP da China teremos ainda 14 outras provas até o final da temporada.
Será que mais de meio século de tradição da Formula 1 não serve de exemplo e de estímulo para que os ‘depressivos’ retomem o gosto pela competição em todos os níveis, desde a genialidade contida nos projetos até a briga nas pistas?

sexta-feira, 17 de abril de 2009

GP da China 1° Treino Livre

Na sessão inicial do primeiro treino livre na China sexta, 17, uma surpresa - Hamilton fez o melhor tempo seguido de Button e Barrichello. Mas, na segunda e ultima sessão a 'velha turma' dos difusores deu um chega prá lá no piloto da McLaren e reassumiu as primeiras posições que tem ocupado desde o começo da temporada.
A terceira prova do campeonato começa apresentando, além dessa melhora aparente de Hamilton, uma historica mudança no cenario com a saída de Ron Dennis do comando de sua equipe. Ron decidiu dedicar-se à McLaren Automotive e ao projeto de um carro que deverá ser lançado em 2011. A direção da McLaren F1 ficou a cargo de Martin Whitmarsh, o qual já vinha exercendo praticamente essa função no começo do ano.
E, para não ficar atrás, Flavio Briatore da Renault ameaçou sair também, alegando cansaço devido as suas atividades, mas não esconde sua insatisfação quanto ao caso dos difusores da BrawnGP, Williams e Toyota, que foram aprovados definitivamente pela FIA nesta quarta feira.
A verdade é que essas equipes souberam interpretar melhor o novo regulamento obtendo maior eficiência com os difusores. As outras, que não acompanharam essa evolução, tentaram frear o êxito dela através de meios jurídicos. Como não conseguiram, agora vão ter que se ralar com soluções a curtíssimo prazo, para não continuarem perdendo mais posições no campeonato.
O ambiente é de muito otimismo entre os favorecidos pela FIA e de inconformismo por parte dos prejudicados, que no entanto, já estão reagindo na busca de melhores resultados.
Vamos lá que amanhã tem mais. A classificação do primeiro treino livre ficou assim:
1° Button - 2° Rosberg
3° Barrichello - 4° Webber
5° Vettel - 6° Trulli
7° Nakajima - 8° Glock
9° Kovalainen - 10° Boudais
11° Sutil - 12° Massa
13° Hamilton - 14° Raikkonen
15° Buemi - 16° Piquet Jr
17° Kubica - 18° Heidfeld
19° Alonso - 20° Fisichella

Fotos: Terra

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sir Aston Martin

Chassi em fibra de carbono, carroceria em aluminio trabalhada a mão, motor V12 de 7.3 l, capaz de gerar 700 bhp, e câmbio sequencial de seis velocidades para fazer de 0 a 60 mph em 3,5 segundos.

Este é o ASTON MARTIN ONE-77 2009, modelo que reflete a expressão maxima dessa marca em sua tradição e que deverá ser produzido numa série especialíssima e limitada de apenas 77 unidades.

Grave bem este nome, porque ele já já está inscrito na lista dos automoveis mais desejados e de maior significado em toda a historia da industria automotiva.

Fotos: Aston Martin Lagonda
Outras informações em: http://astonmartin.com/

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Smart no Brasil

O Smart Fortwo chega aqui trazido oficialmente pela Mercedes Benz do Brasil e começa a ser vendido através de um dos seus revendedores exclusivos em São Paulo a partir deste mês. Seu nome já diz, ele é para duas pessoas, mas se considerarmos que a média de ocupantes é de 1,2 nos veículos particulares, 'está sobrando espaço' nele.
Comercializado já, em mais de 30 países, o Smart é fruto de um projeto excepcional capaz de se enquadrar nos padrões internacionais de segurança, apesar de suas dimensões extremamente reduzidas. Com apenas 2,69m de comprimento ele é provavelmente o carro mais versatil da atualidade para manobras nos centros urbanos permitindo, inclusive, ser estacionado a 90° nas vias publicas sem atrapalhar o fluxo do trânsito.
A unica versão disponível em nosso país será o Passion dotado de Ar Condicionado, Direção Assistida (Eletrica), CD Player MP3, Air Bags, ABS, Controles de tração e de Frenagem. O motor traseiro, turbo alimentado de três cilindros, 12 Válvulas e comando duplo variável, produz bons 84 Hp e 120 Nm com seus 999 cc. O câmbio automatizado de cinco marchas permite ser operado de forma automatica, manual e até através de leves toque no acelerador para redução.
O Smart Fortwo vendido no Brasil acelera de 0 a 100 Km/h em 10,9 segundos, alcança 145 Km/h e consegue fazer até 20 Km/litro. Tudo isso protegido por uma estrutura visível em aço super resistente e partes da carroceria em plastico injetado. Atraente, moderníssimo e muito leve, o Smart pesa só 770 Kg (coupe).
Ele é tudo o que mais poderíamos desejar em termos de veículo urbano, como opção para ser o nosso segundo carro ou quem sabe, reinar na condição de unico - É o tipo do brinquedo que gostaríamos de usar bastante, depois guardar numa caixinha especial e levar para o nosso quarto. O Smart sugere uma relação bastante íntima e carinhosa com o seu dono(a), parece algo inseparável, apaixonante.
Mas, não se animem aqueles que esperam dele um produto dirigido às camadas populares de consumo, pois o modelo Coupe (fechado) custa R$ 57.900,00 e o Cabriolet sai por R$ 64.900,00. Ou seja, com esses preços daria para comprar carros medios com porte, potência e segurança passiva bem maiores, a exemplo do Vectra, Megane, Focus, Golf, etc.
Conclusão: Adquirir um carro importado como o Smart seria muito oportuno frente a realidade que temos nas grandes cidades, mas por outro lado, seria um capricho, um luxo diante de outros populares nacionais, cujo preço inicial é praticamente a metade. Isso já acontece com o Mini Cooper, também importado, e deverá se repetir com a maravilhosa Fiat Nuova 500, que por enquanto é privilégio do mercado Polonês e outros lugares da Europa.
Nas fotos (embaixo) o Smart na versão Eletric Drive que deverá ser testada junto a um numero limitado de consumidores Norte Americanos. Na minha opinião essa versão seria de fato a ideal se fosse produzida em nosso país. E aqui fica a minha pergunta: Por que não podemos fazer isso se a maioria dos nossos quase 200 milhões de habitantes precisa exatamente de produtos desse gênero?

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Carro de Seis Rodas

COVINI C6W 2004 TYRRELL P34 1975
TYRRELL P34 1976
Estes dois projetos super diferentes destacam-se entre os mais arrojados que estamos acostumados a ver e são no mínimo curiosos. Mas, afinal, de que serviram e qual a melhora que proporcionaram?
Em princípio, quatro conjuntos de rodas/pneus, suspensões e freios, em lugar de apenas dois na dianteira, deveriam garantir maior controle direcional, melhor estabilidade e melhor frenagem. No caso da Tyrrell Formula 1, o projeto tinha ainda por objetivo diminuir a altura da área frontal utilizando rodas e pneus com diâmetro menor. Assim o bico do carro poderia receber uma carenagem mais abrangente (dentro do regulamento), para redução do coeficiente de arrasto aerodinâmico-Cx, que sempre foi um dos maiores desafios da F1.

Tudo bem, bonito, e de fato muito interessante, mas funcionou? Ao menos na Tyrrell parece que valeu a pena experimentar, pois o P34 voôu nas mãos de pilotos lendarios como, Patrick Depailler, Jody Scheckter e do grande 'atravessador', Ronnie Peterson, durante duas temporadas. Mas, sabemos também, que os problemas com pneus, suspensões e freios foram multiplicados por dois, além do peso, é claro.

Por isso não temos visto mais carros como o Covini e nem outro F1 de seis rodas andando por aí. Pelo contrario, o que já se vê nas exposições de hoje são veículos conceituais de três rodas, como alguns que existiram desde o início da historia do automovel. A nova ordem mundial é obter maxima eficiência com maior simplicidade possível. E isto não representa um retrocesso, pois evoluir não significa necessariamente complicar. A perfeição não é sinônimo de complexidade.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Carros ou Foguetes?

'La Jamais Contente' 1899 Stanley Steamer Rocket 1906 Dymaxion Car
Fascination
Ford Atmos 1954
Ghia Gilda 1955
Ford X-2000 1958
Ford Gyron
GM Firebird I
GM Firebird II
GM Firebird III 1959
Panhard-Peugeot CD 1967
Audi R15 TDI Biturbo 2009
O ser humano precisou sempre dominar os espaços em que viveu de forma dinâmica, ou melhor, aerodinâmica. Por isso, até a Mitologia Grega já mostrava Dédalo e seu filho, Ícaro, desafiando as leis da natureza com projetos audaciosos a respeito.

Mais tarde muitos tentaram repetir a façanha desses personagens de várias maneiras e até conseguiram, mas acho que o homem nunca soube exatamente se preferia voar sobre asas ou sobre rodas.

As fotos acima mostram esse 'conflito', que ficou revelado no estilo de alguns carros desde o início de sua historia e permaneceu através de outras epocas, conceitualmente nos anos 50 e de forma pratica nos dias de hoje.
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