Deslizar na velocidade de um feixe de luz, volta após volta, na direção do infinito e da gloria. Não seria esse êxtase que os pilotos buscam nas pistas?

Antônio José...27/07/1948...22/06/2009

Tenho a difícil missão de comunicar aos amigos leitores que na madrugada de hoje.22/06/2009, deixamos de ter a companhia física do Zani. Realizou este último post sobre o Dia Mundial do Fusca e me segredou:
"Este é um post que irá marcar a minha vida!"
Dito e feito.
Morreu com o sentimento de missão cumprida, poucas horas depois.
O enterro será amanhã, dia 23/06/2009 aqui em Ubatuba, por volta das oito horas da manhã.
Deixa muitas saudades...
Sou a esposa dele...
Astrid Annabelle
majivanprabhuta@gmail.com

sábado, 13 de junho de 2009

Bons tempos, bons carros

Os amigos Flavio Vicenzetto e Marcos Bertholucci enviaram esta série de anuncios sobre carros produzidos no Brasil nas décadas de 60 e 70. É uma boa oportunidade para os 'matusas' reverem belos modelos que marcaram momentos em suas vidas.

Renault Gordini 1962 - O pequeno valente da Willys que produzia 40 HP com seu motor de 850cc e alcançava cerca de 130 Km/h. Ele brigava com o Fusca, que naquela ocasião tinha potência menor, embora com motor de maior capacidade cúbica, 1200cc. Mas, o Gordini não tinha a mesma resistência para o chão Brasileiro como o carro da VW. De qualquer forma foi uma boa opção e até fez bonito em corridas.

Willys Interlagos 1963 - Modelo similar ao Renault Alpine A110, foi o primeiro esportivo 'de raça' fabricado aqui pela Willys Overland do Brasil nas versões Coupe, Conversível e Berlineta. Havia opção para motores de 850cc, 904cc e 1000cc com 40, 50, 56 e 70 CV, sendo este ultimo destinado a competições. Sua carroceria em fibra de vidro proporcionava boa relação peso-potência que foi 'otimizada' nas mãos de pilotos famosos como, Bird Clemente, Luís Pereira Bueno, Irmãos Fittipaldi, e outros. Lindo carro, deixou marcas inesquecíveis nas pistas e na historia do Automobilismo Brasileiro.

Vemaguet 1964 - Ela tem uma importância historica muito grande, pois foi o primeiro automóvel a ser fabricado oficialmente no Brasil pela DKW-Vemag a partir de 1956. Simpática e cheia de praticidade, acomodava muito bem toda a família e ainda sobrava bastante espaço no bagageiro. A Vemaguet reinou absoluta no mercado até a fabrica ser incorporada à VW em 1967 e depois foi substituida pela Variant lançada em 1969/70.

VW Sedan 1200 (Fusca) 1965 - Tivemos pela primeira vez com esse carro a opção para um teto solar de fabrica que era muito bem projetado, pois o seu acabamento externo era em chapa e ficava perfeitamente integrado à carroceria quando fechado. Além disso, ele tinha acionamento simples, porém eficiente, através manivela plastica retrátil. Mas, foi logo apelidado de "Cornowagen", fato que incrivelmente derrubou as suas vendas. Problema 'cultural' da época.

Simca Presidence 1965 - Este era um modelo especial, top de linha da Simca do Brasil, que oferecia charme e conforto, além de um motor V8 cuja concepção lembrava a dos Ford dos anos 30/40. Suas linhas também lembravam um pouco o Chevrolet Belair de 1957, mas eram bonitas e combinavam com o estilo 'saia e blusa' da pintura em dois tons (modelo Chambord). Ficou imortalizado através da série para TV, "O vigilante Rodoviário", que utilizava um Chambord preto e amarelo nas filmagens.

FNM 2000 1968 - Ainda produzido pela FNM, mais conhecida como "Fê-Nê-Mê", foi chamado no início de JK em homenagem ao presidente que promoveu o incentivo e desenvolvimento da industria automobilística no Brasil. Era sofisticado, tinha motor 4 cilindros 2.0 l com duplo comando de válvulas e cinco marchas na coluna de direção. Na Italia esse modelo chamava-se Berlina 2000, na minha opinião um dos mais belos e elegantes da Alfa Romeo.

Rural Ford-Willys 1970 - Bonita, versátil e muito útil, tanto na cidade como no campo. Era o "Ford Explorer" da Época e comeu muita poeira nas estradas de terra levando pessoas para todos os cantos. Usava o mesmo motor do Jeep e Aero Willys, seis cilindros em linha com cerca de 90 HP.

Ford Galaxie 1970 - Luxo, conforto, beleza, qualidade, um dos melhores automóveis que já foram produzidos em nosso país. Carro difícil de quebrar.

Dodge Charger RT 1971 - Um carrão com motor V8 de 215 HP, o mais potente já produzido no Brasil. Andava forte prá valer.

Chevrolet Opala 1971 - Um record de produção. Nessa versão '250' ou 4100cc tinha 140 CV e era um dos mais rapidos. Bom carro, fez muito sucesso na Stock Car. Atualmente é um classico muito cultuado.

Ford Maverick 1977 Versões - Carro que veio para concorrer com o Opala no segmento dos medio-grandes e que deixou saudades, especialmente de seu excelente motor V8 302. Tinha 'genética' do Mustang e conserva também legiões de admiradores.

Alfa Romeo 2300 Ti 1977/78 - Modelo da marca Italiana construido com exclusividade para o Brasil, uma distinção para nós. Foi um carro sobrio e de categoria elevada, não havia realmente nada à altura dele em termos de segurança, conforto e tecnologia.

2 comentários:

  1. Zani!
    Lindo post...para quem não conhece e para os "matusas"!!!
    Adorei, pois me lembrei que já andei em todos os modelos mostrados acima...
    Matusa????
    Beijo
    Astrid Annabelle

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  2. "Matusa" - de Matusalém, refere-se ao personagem bíblico que foi avô de Noé (aquele piloto da Arca), e que viveu só 969 anos. Mocinho ele, né?
    Alguns costumam atribuir esse título à pessoas 'experientes'. Se fizerem isso comigo, xingo a mãe.
    Gostou do post? É impossível ver esses carros e não lembrar de bons momentos que tivemos, isso faz bem e deve estimular a conquista de outros no futuro.

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