Deslizar na velocidade de um feixe de luz, volta após volta, na direção do infinito e da gloria. Não seria esse êxtase que os pilotos buscam nas pistas?

Antônio José...27/07/1948...22/06/2009

Tenho a difícil missão de comunicar aos amigos leitores que na madrugada de hoje.22/06/2009, deixamos de ter a companhia física do Zani. Realizou este último post sobre o Dia Mundial do Fusca e me segredou:
"Este é um post que irá marcar a minha vida!"
Dito e feito.
Morreu com o sentimento de missão cumprida, poucas horas depois.
O enterro será amanhã, dia 23/06/2009 aqui em Ubatuba, por volta das oito horas da manhã.
Deixa muitas saudades...
Sou a esposa dele...
Astrid Annabelle
majivanprabhuta@gmail.com

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Crise?


Já ouvi dizer que a Dinamarca é o melhor lugar para se viver, devido ao elevado índice de qualidade de vida que aquele país possui. Deve ser mesmo, porque produzir um foguete desses atualmente não é para qualquer um.
A maquina da foto chama-se ZENVO ST1 e tem uma usina V8 de 7.0 l com turbo e compressor mecânico combinados que produzem 1.104hp!!!
O Zenvo supera em 'cavalaria' outras supermaquinas como, Hennessey Venom de 1000hp, Bugatti Veyron de 1001hp e Koenigsegg CCXR de 1018hp. E acelera de 0 a 100 Km/h em cerca de três segundos.
Barbaridade de potência e de consumo, não é?
Crise? Aonde? Que crise?

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Carnavalesco

Auto
Já que estamos em pleno carnaval é oportuno lembrar sobre este Rolls Royce Phantom V 1965 que pertenceu a John Lennon.
Os Beatles provocaram muitas mudanças no comportamento de todos e uma delas foi a quebra de valores tradicionais. Lennon teve um Rolls, mas fez questão de alterar sua principal característica - a sobriedade. E nem era carnaval.

Você conhece?

Ronn Scorpion 2008.
É lógico que tradição é tudo mas, nem só de cavallinos, de hélices e de argolas entrelaçadas se vive...
Vale a pena conferir no site do fabricante: http://ronnmotors.com.cms/

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Vettel vem aí


Sebastian Vettel vem aí. O garoto que tinha apenas 22 anos no ano passado já vinha mostrando talento em várias ocasiões e no GP de Monza-2008 fez 'barba e cabelo'. Conquistou a Pole Position e venceu a prova com STR Scuderia Toro Rosso-Ferrari.

Os resultados obtidos no campeonato fizeram com que a RBR Red Bull Racing o chamasse para correr naquela equipe e ele já não está deixando por menos, fez o melhor tempo numa das sessões de treinos em Jerez-Espanha-Fev-2009.

O novo RB5 da Red Bull (fotos) gerou expectativa no ambiente da F1 e parece prometer bom desenvolvimento. Quanto a Vettel não tenho duvida, será uma parada dura para todos se tiver realmente um bom carro.

Mas, as coisas não são tão fáceis assim, essa categoria, assim como as demais, está sujeita a inúmeros fatores variáveis que podem mudar muita coisa independente da habilidade que um piloto possa ter. É necessário reunir o melhor carro possível com boas condições físicas e mentais além de talento. Eu diria até que somado a tudo isso, uma ajudazinha 'lá de cima' não faz mal a ninguém, muitos a chamam de sorte, mas prefiro chamá-la de sincronicidade de fatores.

E aqui não custa nada acrescentar, que não adianta ficar esperando uma configuração dessas cair do céu, pois quem a faz em ultima analise é sempre a pessoa envolvida. Nesse caso Vettel terá um sério adversario cuja experiência acumulada é notável e deve potencializar-se ainda mais este ano com o equilíbrio que ele adquiriu. Felipe Massa tem sede de vitoria e também vem aí, com tudo.

Dia 29 de Março vai ser dada a largada.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Facil

De quem será esse olho ameaçador?
Nos proximos capítulos eu conto. Mas, enquanto isso dê o seu palpite.

Racionalidade para todos


O mundo já mudou e vai mudar muito mais ainda quanto a aplicação de recursos energéticos.
Até a Bentley, tradicional fabricante de veículos requintados e destinados a faixas de elevado poder aquisitivo, faz uma prévia do lançamento de seu ultimo modelo, Bentley Extreme, destacando-o como BioFuel.
Dá prá perceber que a realidade sócio ambiental em todo o mundo está exigindo alternativas racionais de amplitude global. Alguns ainda resistem à idéia, mas a iminência econômica terminará por abranger a todos sem distinção.
Certamente não veremos mais no futuro proximo o mesmo desfile de 'caminhões' (com os mesmos motores) que vimos na posse do Presidente Obama. Aliás, ele próprio já está determinando ações de incentivo nesse sentido.

Grande criador

Henry Ford teve sua vida marcada por muitos momentos de grande criatividade.
O modelo Snowmobile de 1919 da primeira foto, mostra um desses 'insights' aplicado ao Ford T. O carro recebeu segundo eixo e esteiras para as rodas motrizes, além de esquis direcionais na frente, podendo assim enfrentar a neve com maior facilidade.


Era uma solução muito pratica e avançada para a época, embora possa parecer engraçada nos dias de hoje devido a sua semelhança com uma prótese. Não lembra isso?


Na segunda foto, Henry fazendo pose de chairman ao lado de seu Ford T.

Gentilezas criativas

Para quem não tinha visto antes, esta foi uma 'criativa troca de gentilezas' ocorrida entre grandes montadoras em 2006.

Autêntico


Os carros do passado exercem uma atração incrível por representarem a 'arquitetura' das suas épocas, além de ostentarem muitas vezes um desempenho surpreendente, que poucos aficionados podem supor.
A saída para quem gosta desse gênero de carros é geralmente procurar por uma replica, já que eles vão ficando cada vez mais raros e sem viabilidade de manutenção por falta de peças.
Mas, se alguém preferir (e puder), o Morgan Plus 4 está aí, inteiro, novo e com estrutura assistencial vigente. Esse das fotos é atual, produzido em 2009 e conserva suas linhas tradicionais há cerca de 40 anos, embora esteja perfeitamente integrado aos padrões de conforto, segurança e desempenho dos dias de hoje.
Nesse caso, prá que comprar uma replica se existe um autêntico. Ainda mais se for um esportivo puro sangue Inglês?

Vantagem


Vectra-2009 Next Edition agora com nova grade, acabamento aprimorado e suspensão recalibrada para garantir maior firmeza.

Destaque para o motor 2.0 Flexpower que recebeu comando de valvulas roletado, novos coletores e produz 133cv com gasolina. Com álcool a coisa fica bem melhor, ele chega a 140cv, potência esta que lhe fazia falta.

E o principal; o Vectra na versão de entrada, modelo Expression, custa a partir de R$ 54.098.
Portanto, na hora de escolher um carro zero é bom comparar preços, porque alguns modelos do segmento de pequenos, chegam a custar perto disso ou até mais se tiverem todos os opcionais. A questão será decidir entre carros menores superequipados e este medio grande, acabamento mais simples, mas com motor muito bom.

Fotos: Terra

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O primeiro


Dedico este Blog aos verdadeiros amantes do Automobilismo, aqueles que respeitam o automovel e a si mesmos conduzindo-o de maneira responsavel.


Dedico ainda, a todos que reconhecem nessa maquina que mudou o mundo, o sentido mais pratico da LIBERDADE, AVENTURA E PAIXÃO.


Sejam bem vindos aficionados de todos os cantos e automalucos de toda a espécie.


Na foto, a Carrozza di Bordino de 1854, o primeiro veículo motorizado sobre quatro rodas. Obs: O primeiro a ser patenteado foi o Benz de 1886 (Patent Motorwagen DRP 37435).

Grande Wilson


Não poderíamos iniciar este Blog sem deixar aqui nossa homenagem a este herói empreendedor de coisas difíceis em terra e época mais difíceis ainda, o grande Wilson Fittipaldi (foto - com seu FD 01 no GP da Espanha-1975).
Rendemos tributo também a Emerson Fittipaldi, que dedicou o melhor de si a esse projeto, assim como aos demais pilotos Brasileiros e estrangeiros que o pilotaram.
Registramos ainda, nosso reconhecimento ao trabalho de Ricardo Divila, gênio criador e responsável pelo sucesso de ícones do automobilismo internacional.

Outros virão, porque aqui é lugar de mitos que fazem a historia.

De sangue azul


Hoje estamos só falando bem (por enquanto). Mas desse aí de cima dá prá falar mal? Quem é que não sente atração por um 'fastback' sofisticado como o Aston Martin Vantage?


Esse modelo, que era oferecido tradicionalmente com motor V8, tem agora opção para V12 na versão RS. São 'canecos' de 6.0 l que produzem 600cv. Aspiradinhos da Silva, sem Turbo.


Ficaria muito bem na minha garagem. E na pista, comigo, é claro.


Eu chego lá


Porsche, sempre Porsche.


Há mais de quarenta anos o modelo 911 conserva praticamente o mesmo design em linhas gerais. Também, mudar para quê? O que é bom e tem personalidade marcante não precisa ser mudado.


Projeto harmonioso, leve, bonito e de bom gosto sempre representou a busca da perfeição absoluta sobre materiais nobres.


Esse da foto é um 911 S produzido em 1972 com motor B6 de 2.4 l e 190hp.
Você quer um desses? Então lembre-se, um Porsche não pode ser dirigido, ele exige ser pilotado.

Cavalo Selvagem



Lindo, esportivo e de qualidade consagrada, ele foi uma das mais felizes criações da Ford desde 1964, ano em que foi lançado. Depois, evoluiu com detalhes de estilo e foi ficando mais imponente no início dos anos 70 até 'engordar' um pouco demais e começar a perder sua identidade.

Eu diria que até 2001/2002 o Mustang chegou a ser descaracterizado em relação ao grande mito que se formou em torno de seu design inicial. Mas, felizmente, ele retornou em 2003 resgatando as linhas basicas de sua origem e ficou melhor ainda.

Atualmente ele roda sobre uma plataforma totalmente reestruturada e compatível com os padrões de segurança, além de conforto e desempenho.

Esse da foto guarda dentro do capô um V8 de 4.6 l com 24 válulas e despeja nas rodas 315cv. Ele é relativamente 'manso', há outras opções com preparação Shelby que oferecem mais de 500cv.



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