
Antônio José...27/07/1948...22/06/2009
"Este é um post que irá marcar a minha vida!"
Dito e feito.
Morreu com o sentimento de missão cumprida, poucas horas depois.
O enterro será amanhã, dia 23/06/2009 aqui em Ubatuba, por volta das oito horas da manhã.
Deixa muitas saudades...
Sou a esposa dele...
Astrid Annabelle
majivanprabhuta@gmail.com
domingo, 15 de novembro de 2009
sábado, 31 de outubro de 2009
Homenagem ao Zani
Há um mês e meio atrás na capa do Webmotors havia um link para um concurso da Ferrari/Shell/Webmotors. Todo mundo sabe que sou aficionado pela Ferrari né? Daí resolvi participar. Vai que dava um azar e a sorte apareceria né? Então... O concurso era sobre uma pergunta que deveria conter na resposta as palavras Shell + Helix + Ultra: "O que você faria para acelerar uma Ferrari?" ou algo assim. Respondi o básico: "Varreria os boxes, empilharia os pneus, arrumaria as ferramentas, enfim, faria qualquer coisa pra sentir uma Ferrari acelerando com Shell Helix Ultra.".Esses dias um cara da Webmotors me ligou e disse que tinha uma notícia pra dar. Achei que era sobre o KA que está anunciado lá. Nem lembrava do concurso.


Viajamos em 13/11 e ficamos por lá até 20/11. Tô nas nuvens!
Não teria graça se não pudesse compartilhar com meus amigos."
Carlo Antonio Zanichelli
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autoria.
CAMPANHA DE DIREITOS AUTORAIS - APOIE E DIVULGUE ESSA IDÉIA
Esta é uma cópia fiel do post publicado hoje no NAVEGANTE DO INFINITO
terça-feira, 21 de julho de 2009
Um mês depois...

sexta-feira, 3 de julho de 2009
In Memoriam...a homenagem no Maxicar
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Dia Mundial do Fusca - 22 de Junho
Zündapp Type 12 de 1931
-1g.jpg)

Prototipo VW-3 1935/36 (Três unidades construidas)



Somente no período que antecedeu o fim da guerra ele teve sua produção retomada pelos aliados Ingleses, que administraram a fabrica de Wolfsburg a partir de 1945, ainda para fins militares e serviços públicos. Em 1948, já sob controle do novo governo Alemão e graças a Heinz Heinrich Nordhoff, designado como diretor geral da fabrica, o Fusca recebeu algumas alterações importantes e sua produção teve impulso decisivo naquele galpão 'arejado' com perfurações de balas. Ali Nordhoff não só trabalhou, mas também passou até a dormir para dedicar-se integralmente ao desenvolvimento industrial. E ali se manteve no cargo enquanto viveu até 1968.
Aqui está o fruto da genialidade do seu criador, que renasceu através da extrema dedicação e de um trabalho qualificado, característica que o distinguiu para sempre.
Fusca 1949
O raro Hebmüller "double face" de 1949, atualmente um classico muito especial que foi produzido por uma fabrica de carrocerias de mesmo nome até 1952. Visto de longe confundia algumas pessoas, pois não sabiam se ele estava indo ou vindo. Imaginem os bêbados...


Em 1953 o Fusca ganhou modificações, entre elas o vidro traseiro oval, luzes de posição maiores, painel redesenhado, para choques lisos, etc. Ficou uma beleza, já era um carro desejável na Europa e sinalizava força na exportação.

Montado pela Brasmotor até 1953 e posteriormente pela propria VW, o Fusca passou a ser fabricado no Brasil com 54% de índice de nacionalização em 1959, já com o vidro traseiro retangular, novo painel e para choques com tubos protetores suplementares, como era na versão Alemã para os EUA. Inicialmente teve volante com raios planos, depois em 1960 recebeu outro com formato em cálice, como havia em alguns carrões, 'um luxo'. A famosa bananinha do pisca na coluna ainda existia e ficou até 1961 quando foi substituida por sinaleiros nos para lamas dianteiros.
Este foi o nosso primeiro VW Sedan 1200, popularmente chamado de Fusca, Fuca ou Fuqui, de acordo com a região. Ele inaugurou o conceito racional e pratico em termos de automóveis no Brasil e não demorou muito para predominar em todos os cantos do país. Os mais tradicionais "Fordeiros" e Chevroleteiros" começaram a trocar seus enormes carros importados por um Fusca, pessoas de todas as classes sociais passaram a ter um. Ele foi o 1° carro da maioria dos compradores e depois o 2°, o 3°... e o eterno de muitos. O Fusca contaminou milhões com um vírus benéfico chamado - Fuscamania.


No começo dos anos 70 foi lançado na Alemanha o modelo 1302, que infelizmente não tivemos aqui.

E depois o modelo 1303 - Além dos vidros laterais e traseiro maiores note-se o para brisas curvo e a suspensão Mc Pherson na dianteira.

A Karmann foi uma indústria importantíssima de carrocerias e fez parte da historia de marcas famosas, como a Porsche, entre tantas outras. Na VW ela esteve presente desde o começo produzindo o VW Karmann Cabriolet, nos anos 50 o VW Karmann-Ghia e outros nas décadas seguintes.
O belo Käfer Karmann Cabriolet 1980 em Raio X



Mas, o Fusca permaneceu sob tamanha aprovação que teve de voltar em 1993 sob o incentivo do então, presidente Itamar Franco, cujo nome acabou adotando até sua derradeira despedida três anos após, em 1996. E não adiantou, mesmo tendo sua produção descontinuada, já há 13 anos, ele continua sendo o carro usado mais vendido em nosso país!
-2g.jpg)
No Mexico o Fusca resistiu por mais tempo, mas a corrida tecnológica e os fatores de produtividade determinaram o seu triste fim também naquele país. No dia 30 de Julho de 2003, a ultima unidade do fenômeno, do simpático carrinho que conquistou milhões de pessoas em todo o mundo durante mais de meio século, saiu da linha de produção para nunca mais........bem, para os imortais não existe 'nunca mais', não é?



Sergio Pininfarina, presidente de um dos mais conceituados e tradicionais centros de estilo na Italia, foi consultado pelo governo Nazista no fim dos anos 30 sobre possíveis melhoras que poderiam ser feitas no desenho do Fusca. Pininfarina sugeriu apenas que a área envidraçada do carro fôsse aumentada e acrescentou que o desenho do Fusca não merecia retoques, pois era singular, perfeito. Ele tinha razão, aquele formato robusto, equilibrado e carismático tornar-se-ia perpétuo na lembrança e nos corações das pessoas. Assim como o seu motor, que não pára de funcionar em todos os lugares.

Esta foi uma breve exposição de fatos e de fotos sobre o Fusca, porque não haveria espaço nesta pagina para mostrar o universo de informações que existem a respeito. Mas, você poderá ver outros detalhes nos seguintes links: http://www.fuscaclubabc.com/
http://www.fuscabrasil.net/wwbd/Beetle-Day.htm
http://www.maxicar.com.br/old/gromow/colunista_gromow.asp

domingo, 21 de junho de 2009
GP da Inglaterra - Vettel, Vettel, Vettel
+-4.jpg)
+-3.jpg)
.jpg)
-2.jpg)
Felipe Massa, o vice campeão de 2008, é outro que tem aplicado seu talento de todas as formas para conseguir melhorar sua atuação em 2009 e desta vez foi muito bem ao largar em 11° e chegar em 4°, apesar dos problemas com seu F60. Ele merece bons resultados, pois sua carreira tem sido marcada pela dedicação extrema e possui uma experiência notável, particularmente em termos de Ferrari.
Nelson Piquet Jr. continua não se dando bem com o limitado Renaul R29, mesmo assim chegou em 12°, duas colocações acima do bicampeão Fernando Alonso que foi o 14°.
O resultado final do GP da Inglaterra é este:
1° - Sebastian Vettel-RedBull, 2° Mark Webber-RedBull
3° - Rubens Barrichello-BrawnGP, 4° - Felipe Massa-Ferrari
5° - Nico Rosberg-Williams, 6° - Jenson Button-BrawnGP
7° - Jarno Trulli-Toyota, 8° - Kimi Raikkonen-Ferrari
9° - Timo Glock-Toyota, 10° - G. Fisichella-ForceIndia
11° - Kazuki Nakajima-Williams, 12° - Nelson Piquet Jr-Renault
13° - Robert Kubica-BMW, 14° - Fernando Alonso
15° - Nick Heidefeld-BMW, 16° - Lewis Hamilton-McLaren
17° - Adrian Sutil-ForceIndia, 18° - Sebastien Buemi-ToroRosso
Hekki Kovalainen-McLaren e Sebastien Bourdais-ToroRosso abandonaram.
Fotos: Terra
sexta-feira, 19 de junho de 2009
GP da Inglaterra - Treinos Livres/Classificação
.jpg)
Terceiro treino livre - Sábado, 20, às 06:00hs:
Nico Rosberg-Williams, que já é conhecido por fazer os melhores tempos nos treinos livres, não fugiu à regra neste Sábado, cravou a liderança. Kazuki Nakajima, também da Williams fez dobradinha da marca em 2° mostrando o quanto esses carros têm melhorado. Jarno Trulli-Toyota foi o 3° e Sebastian Vettel-RedBull que tinha sido lider no primeiro treino caiu para 4°. Felipe Massa-Ferrari subiu para 5° e Rubens Barrichello-BrawnGP piorou em 10°. Jenson Button, seu companheiro na BrawnGP foi pior ainda, ficou em 12°. E Nelson Piquet Jr-Renault conseguiu apenas o 13° lugar. Button costuma sempre surpreender no final, vamos ver.
Logo mais teremos a classificação para largada às 09:00hs.
.jpg)
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Desenhe seu Fusca

domingo, 14 de junho de 2009
F1 News
.jpg)

A ACEA evidenciou que o atual sistema de administração da FIA não pode continuar diante da necessidade iminente de processos modernos, claros e transparentes em benefício efetivo de todas as equipes e de um Automobilismo atrativo e sustentável.
As empresas que integram a ACEA são nada menos do que: Grupo BMW, DAF Trucks, Daimler, o Grupo FIAT, Ford of Europe, General Motors Europe, Jaguar Land Rover, MAN Nutzfahrzeuge, Porsche, PSA Peugeot Citroën, Renault, Scania, Toyota Motor Europe, Volkswagen e Volvo.
A ACEA quer mudanças radicais na FIA, inclusive em sua constituição e se mostra claramente a favor da saída das equipes que não forem atendidas. E, se se tiverem que sair da F1, não tenho duvida que agora não faltarão alternativas que podem gerar uma nova categoria, quem sabe até melhor.
O dirigente da FIA, Max Mosley, tem exercido política de influências tentando intimidar a FOTA e seu líder, Luca di Montezemolo, que também é presidente da Ferrari. Mas, desta vez Montezemolo mostrou que se é para fazer esse tipo de jogo, ele ganha de 10 x 0. As coisas estão começando a ficar em seus devidos lugares.
sábado, 13 de junho de 2009
Bons tempos, bons carros
Renault Gordini 1962 - O pequeno valente da Willys que produzia 40 HP com seu motor de 850cc e alcançava cerca de 130 Km/h. Ele brigava com o Fusca, que naquela ocasião tinha potência menor, embora com motor de maior capacidade cúbica, 1200cc. Mas, o Gordini não tinha a mesma resistência para o chão Brasileiro como o carro da VW. De qualquer forma foi uma boa opção e até fez bonito em corridas.
Vemaguet 1964 - Ela tem uma importância historica muito grande, pois foi o primeiro automóvel a ser fabricado oficialmente no Brasil pela DKW-Vemag a partir de 1956. Simpática e cheia de praticidade, acomodava muito bem toda a família e ainda sobrava bastante espaço no bagageiro. A Vemaguet reinou absoluta no mercado até a fabrica ser incorporada à VW em 1967 e depois foi substituida pela Variant lançada em 1969/70.
VW Sedan 1200 (Fusca) 1965 - Tivemos pela primeira vez com esse carro a opção para um teto solar de fabrica que era muito bem projetado, pois o seu acabamento externo era em chapa e ficava perfeitamente integrado à carroceria quando fechado. Além disso, ele tinha acionamento simples, porém eficiente, através manivela plastica retrátil. Mas, foi logo apelidado de "Cornowagen", fato que incrivelmente derrubou as suas vendas. Problema 'cultural' da época.
Simca Presidence 1965 - Este era um modelo especial, top de linha da Simca do Brasil, que oferecia charme e conforto, além de um motor V8 cuja concepção lembrava a dos Ford dos anos 30/40. Suas linhas também lembravam um pouco o Chevrolet Belair de 1957, mas eram bonitas e combinavam com o estilo 'saia e blusa' da pintura em dois tons (modelo Chambord). Ficou imortalizado através da série para TV, "O vigilante Rodoviário", que utilizava um Chambord preto e amarelo nas filmagens.
FNM 2000 1968 - Ainda produzido pela FNM, mais conhecida como "Fê-Nê-Mê", foi chamado no início de JK em homenagem ao presidente que promoveu o incentivo e desenvolvimento da industria automobilística no Brasil. Era sofisticado, tinha motor 4 cilindros 2.0 l com duplo comando de válvulas e cinco marchas na coluna de direção. Na Italia esse modelo chamava-se Berlina 2000, na minha opinião um dos mais belos e elegantes da Alfa Romeo.
Rural Ford-Willys 1970 - Bonita, versátil e muito útil, tanto na cidade como no campo. Era o "Ford Explorer" da Época e comeu muita poeira nas estradas de terra levando pessoas para todos os cantos. Usava o mesmo motor do Jeep e Aero Willys, seis cilindros em linha com cerca de 90 HP.
Ford Galaxie 1970 - Luxo, conforto, beleza, qualidade, um dos melhores automóveis que já foram produzidos em nosso país. Carro difícil de quebrar.
Dodge Charger RT 1971 - Um carrão com motor V8 de 215 HP, o mais potente já produzido no Brasil. Andava forte prá valer.
Chevrolet Opala 1971 - Um record de produção. Nessa versão '250' ou 4100cc tinha 140 CV e era um dos mais rapidos. Bom carro, fez muito sucesso na Stock Car. Atualmente é um classico muito cultuado.
Ford Maverick 1977 Versões - Carro que veio para concorrer com o Opala no segmento dos medio-grandes e que deixou saudades, especialmente de seu excelente motor V8 302. Tinha 'genética' do Mustang e conserva também legiões de admiradores.
Alfa Romeo 2300 Ti 1977/78 - Modelo da marca Italiana construido com exclusividade para o Brasil, uma distinção para nós. Foi um carro sobrio e de categoria elevada, não havia realmente nada à altura dele em termos de segurança, conforto e tecnologia.